A influência das fases da Lua para a agricultura

influencia-fases-da-lua-agricultura

Durante o processo de cultivo de alimentos, os agricultores têm que analisar uma série de fatores para o crescimento saudável das frutas e legumes: a quantidade de luz solar que recebe, a poda das folhagens, o tratamento em relação às pestes, o volume de água necessário etc. Mas uma das coisas que poucas pessoas sabem é que as fases da Lua também influenciam diretamente no cultivo dos alimentos.

A influência das fases da Lua na agricultura ocorre por causas naturais como a gravidade lunar e a quantidade de luz refletida pelo nosso satélite natural. Assim como ela cria e altera as marés, ela muda a quantidade de seiva que percorre o caule, folhas e ramos. Já a quantidade de luz lunar ajuda na manutenção das folhas das plantas.

Pensando em tudo isso, os alimentos ideais para cultivo em cada fase lunar são os seguintes:

Lua minguante

Período: cerca de 5 dias após a Lua cheia completa, até prestes ao desaparecimento total da luz refletida pelo astro.

Durante a fase minguante, a influência da Lua é baixa. Isso acontece porque o nosso satélite natural não se encontra alinhado ao Sol, fazendo com que sua gravidade não interfira nos processos terrenos. Por esse motivo, a tendência é que a própria gravidade da Terra dificulte a quantidade de seiva que sobe das raízes para o caule, propiciando melhor época para o plantio de raízes e tubérculos. Além disso, a quantidade de luz refletida diminui, fazendo com que essa época não seja ideal para manutenção de folhagens.

Os alimentos ficam mais resistentes durante a colheita na Lua minguante. Por isso, muitos agricultores colhem produtos como arroz, milho e outros durante essa fase da Lua. Pelo mesmo motivo, alguns agricultores plantam alimentos como feijão, frutas e milho na fase minguante, diminuindo as chances de ataques de pragas.

Alimentos ideais para o plantio na Lua minguante: rabanete, beterraba, cenoura, inhame, batata, cebola de cabeça etc.

Lua nova

Período: quando a Lua não reflete luz alguma do Sol.

A Lua nova é uma das fases em que há alinhamento entre o Sol, a Terra e o próprio astro. Isso faz com que se some as influências gravitacionais entre Sol e Lua, consequentemente puxando a seiva dos alimentos plantados para cima, em direção ao caule. Como a Lua nova é a fase antes do retorno da luz refletida, é comum o plantio de verduras folhosas que não aglomeram folhas.

Alimentos ideais para o plantio na Lua nova: couve, almeirão, cebolinha, espinafre, banana, plantas medicinais etc.

Lua crescente

Período: cerca de 4 dias após o surgimento da luz refletida na superfície lunar até quase estar completamente iluminada.

A Lua crescente se caracteriza por pouca influência gravitacional e aumento gradativo da luz refletida. Isso significa que a seiva que subiu durante a fase nova flui mais vagarosamente pelo caule, ramos e folhas, permitido o melhor desenvolvimentos das mesmas.

Alimentos ideais para o plantio na Lua crescente: tomate, berinjela, pimentão, feijão, quiabo, abóbora etc.

Lua cheia

Período: da iluminação total do astro até 4 ou 5 dias depois.

Aqui, a Lua proporciona muita iluminação e grande força gravitacional (novamente, devido ao alinhamento entre Terra, Sol e Lua). Essas influências fazem com que a seiva suba ainda mais, se concentrando agora nos ramos e folhas – não mais no caule. Junto com a grande iluminação, essa fase produz um ótimo efeito sobre hortaliças e flores.

A Lua cheia é a época ideal para se colher frutos: como ela puxa a seiva mais para as extremidades da planta, os frutos ficam mais suculentos.

Alimentos ideais para o plantio na Lua cheia: alface, repolho, couve-flor etc.

 

Uma última dica muito importante sobre as fases da Lua: há maior manifestação de pragas durante as fases lunares nova e cheia.

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.