Abacateiro sem frutos: como resolver – #SegredosDaRoça

abacateiro-sem-frutos-como-resolver

O pé de abacate, também conhecido como abacateiro, é uma planta exigente em cuidados e estratégias de plantio. Quando deixa-se de observar algum dos fatores que proporcionam o ambiente ideal para a planta, pode-se passar por problemas que vão desde a alteração do tamanho do fruto quanto à total inexistência do abacate, mesmo o pé tendo flores normalmente. Entenda por que isso pode acontecer:

Abacateiro sem frutos
Quando um abacateiro deixa de dar frutos, mesmo que suas flores tenham aparecido, o problema pode estar relacionado ao grupo cuja a planta faz parte. Os abacateiros são divididos em grupos de acordo com o comportamento de suas flores:
Grupo A: nesse grupo, a parte feminina das flores do abacateiro se abrem pela manhã (para receber o pólen), enquanto as anteras (extremidade da parte masculina da flor, que libera o pólen) estão fechadas.
Grupo B: aqui, a parte feminina abre por volta do meio dia e fecha-se à tarde, enquanto a liberação do pólen ocorre pela manhã.

Por esses motivos, se você tiver uma plantação de abacateiros apenas do tipo A, a polinização não ocorrerá porque as flores possui um horário de fecundação diferente da liberação de pólen. Pensando nisso, a plantação deve ser feita intercalando abacateiros do tipo A com outros do tipo B, de forma que a liberação de pólen de um coincida com o horário de recepção do outro.

Outros fatores

Quantidade de água: o abacateiro necessita de disponibilidade frequente de água. Caso falte água, o fruto diminui de tamanho; já o excesso de água também prejudica a planta.
Temperatura: deve-se ficar atento à temperatura ideal para cada variedade de abacate, pois temperaturas baixas ou altas podem interferir no desenvolvimento dos frutos (em alguns casos, a comercialização do abacate pode ficar inviável)
Nutrição do solo: dentre os nutrientes que os abacateiros necessitam, os principais são nitrogênio e potássio.

Agora que você já sabe sobre o abacateiro, tem alguma dúvida sobre plantio ou manutenção de alimentos que gostaria de saber? Conta pra gente nos comentários!

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.