Atletas negros que fizeram história no esporte

Através do esporte, muitos atletas fizeram história e conseguiram muito mais do que medalhas ou troféus: conquistaram reconhecimento por uma causa muito maior.
 
Nós, da Dois Cunhados, acreditamos muito no esporte, não apenas no sentido do cuidado com nossa saúde, mas também na natureza igualitária que a prática esportiva proporciona. Essa natureza de igualdade tem suas falhas (como mostra esta reportagem do G1), mas já serviu para momentos históricos com atletas negros demonstrando não apenas competência esportiva, mas preocupação com um futuro mais justo para todos:
 
 

Jesse Owens


 
A história de Jesse Owens foi tão importante para o mundo que até virou filme. No auge do Nazismo, o atleta americano participou das Olimpíadas de 1936, em Berlim, e conquistou 4 medalhas na frente de Hitler – calando o então líder da Alemanha na época.
 
 

Arthur Ashe


 
O tenista Arthur Ashe foi o primeiro atleta negro a conquistar o Grand Slam, em 1968, se tornando o então tenista número 1 do mundo!
 
 

Serena Williams


 
Serena Williams é uma tenista norte-americana, e se tornou a melhor atleta feminina do esporte de todos os tempos – uma verdadeira inspiração para todos!
 
 

Lewis Hamilton


 
O piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton, foi o primeiro campeão negro da categoria. Mas não foi apenas um prêmio: no total, ele conquistou 3 campeonatos mundiais!
 
 

Daiane dos Santos


 
Uma das mais importantes atletas brasileiras de todos os tempos, Daiane dos Santos foi campeã em um esporte dominado por atletas brancas de países europeus. Em uma entrevista para o Black Sport Club, ela falou:
“Acho que o mundo do esporte é difícil para as mulheres em geral e mais difícil ainda para a mulher negra, pois enfrentamos o preconceito explícito e o mascarado”.
 
 

Rafaela Silva


 
Rafaela Silva foi a primeira medalhista nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Ela superou uma derrota nos Jogos Olímpicos anteriores, em 2012 (Londres), no qual perdeu uma luta e sofreu com o preconceito – chegou quase a desistir da carreira após uma depressão. Felizmente, ela não abandonou o esporte e deu alegrias a todo o Brasil!

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.