Dados recentes de pesquisas da CVA Solutions mostram que os brasileiros estão aderindo cada vez mais à tecnologia na hora de preencher a despensa.
Não é de hoje que se fala na importância da tecnologia para o desenvolvimento de estratégias de vendas em supermercados. Para comprovar essa tendência de comportamento dos consumidores, a CVA Solutions – empresa de pesquisas e consultoria – ouviu cerca de 7,8 mil pessoas em setembro, com perguntas sobre hábitos e preferências online.
O número de pessoas que compram itens de supermercado via e-commerce ou aplicativo teve um aumento expressivo em relação ao ano passado. Em 2017, 9,9% dos entrevistados disseram usar aplicativos para receber as compras em casa. Já em 2018, esse número praticamente dobrou para 18,3%. A preferência do aplicativo usado é a seguinte:
O número de pessoas que compra nos e-commerces de supermercados também aumentou: de 23% dos entrevistados para 33%, um aumento de cerca de 42%. Isso indica uma tendência grande na comodidade disponibilizada por esse meio de vendas, que entrega os produtos diretamente na casa do consumidor.
Outra grande tendência mostrada pela pesquisa é o do uso de programas de fidelidade. De acordo com os dados levantados, quase 23% das pessoas ouvidas participam de programas de fidelidade de algum supermercado. Ainda de acordo com a pesquisa, os principais programas de fidelidade utilizados são dos supermercados Extra e Pão de Açúcar, com grande parte dos clientes utilizando o programa com frequência: 63,6% e 67,6%, respectivamente.
Todos esses dados são importantíssimos para a criatividade nos planejamentos estratégicos de supermercados para 2019. E, precisando de um fornecedor de alimentos com qualidade, agilidade e tecnologia, converse com a gente!