Checagem de fatos: vitamina C e o Coronavírus

vitamina-c-coronavirus

Muitas pessoas têm compartilhado informações sobre a recomendação médica de consumir vitamina C para tratamento do novo Coronavírus. Não é verdade.

 

Toda vez que surge uma doença nova, o medo é amplamente disseminado – principalmente através de redes sociais como o Whatsapp, que tem alto poder de viralização e menor controle das plataformas para o bloqueio de notícias falsas. Recentemente, com a descoberta do novo Coronavírus, muitas pessoas compartilharam com amigos e familiares sobre uma suposta recomendação de tratamento médico consumindo produtos ricos em vitamina C. Embora a vitamina C seja, em alguns casos, uma ótima substância para a imunidade do corpo, essa recomendação nunca existiu.

 

O que a vitamina C realmente faz

Embora realmente atue como auxiliar do sistema imunológico, a vitamina C não precisa ser consumida em excesso. De acordo com o site Minha Saúde, estudos já comprovaram que as chamadas superdoses (principalmente comprimidos) e doses menores de 0,2g por dia de vitamina C têm o mesmo efeito no corpo. As suplementações são recomendadas apenas para atletas, fumantes, pessoas com saúde debilitadas ou que estejam num tratamento pós-cirúrgico. No dia a dia, a recomendação é o consumo in natura, diretamente de frutas como laranja e acerola.

 

Se a vitamina C ajuda no sistema imunológico, porque não funciona contra o novo Coronavírus?

Apesar de melhorar a imunidade, a vitamina C não evita doenças. Para o caso do novo Coronavírus, que ainda não está confirmado no Brasil (esta matéria foi publicada em 01/02), a recomendação na China é para se evitar multidões, utilizar máscaras em casos graves, higienizar as mãos e cobrir o rosto ao espirrar ou tossir. Além disso, a área no país com mais casos está isolada, para contenção do vírus.

 

O que sabemos sobre o novo Coronavírus até agora

O novo Coronavírus é chamado de “novo” por se tratar de uma variação do vírus que causou a doença chamada Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave, em inglês), que ocorreu há quase 20 anos. Por enquanto, a taxa de mortalidade do novo Coronavírus é de cerca de 2%, enquanto a Sars causou quase 10% de mortes nas pessoas que contraíram a doença.

No site do Ministério da Saúde, você pode conferir os sintomas causado pelo vírus, além de informações detalhadas sobre as medidas que estão sendo tomadas para evitar a disseminação da doença.

 

Consumir frutas, ter um hábito de vida saudável é muito bom para o corpo, e informações corretas também são muito boas para todo mundo! Acompanhe nossas redes e fique por dentro de dicas de alimentação, dicas de mercado e informações importantes para o nosso dia a dia:

 

instagram.com/doiscunhados/

linkedin.com/company/dois-cunhados-hortifruti/

 

Referências: https://agora.folha.uol.com.br/sao-paulo/2020/01/mensagem-de-whatsapp-da-informacoes-falsas-sobre-nova-gripe.shtml

https://aosfatos.org/noticias/medicos-nao-indicaram-vitamina-c-e-cha-de-erva-doce-contra-coronavirus/

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.