Como ter uma alimentação de atleta

Neste dia 21 de dezembro é comemorado o Dia do Atleta, e a Dois Cunhados veio te falar um pouco sobre como é a alimentação dos atletas!

Como diz aquele ditado: “Você é aquilo que você come”. E isso se enquadra e faz muita diferença quando se trata da prática de esportes. De acordo com treinadores e nutricionistas, tudo o que você come é importante, e talvez, até mais importante do que seu próprio treinamento físico.

 

Outra variante é que para cada esporte praticado, uma dieta específica deve ser montada, pois, o que funciona para um atleta de corrida, pode não funcionar para um atleta de força.

 

Mas isso não quer dizer que atletas de diferentes modalidades não possam compartilhar os mesmos alimentos em suas diferentes dietas. E agora iremos listar os principais alimentos e o porque eles são tão consumidos.

Uma fonte de proteínas

Começamos com uma lista mais abrangente, a de proteínas. Elas são extremamente necessárias para um atleta, pois são responsáveis pela construção dos músculos. Elas são muito encontradas em carnes, porém não são exclusivas das mesmas, e podem ser encontradas também em diversos tipos de grãos.

Peixe

 

Diversos tipos de peixes são ricos em ômega-3 (como o salmão por exemplo). Os peixes também são ricos em proteína magra, que ajuda na recuperação muscular. A proteína magra também ajuda-nos a sentir-nos mais satisfeitos. Profissionais recomendam comer duas porções de peixe por semana.

Batata Doce

 

A famosa batata doce, e ela é famosa por uma razão,possuem um índice glicêmico moderado e têm uma gama de vitaminas e minerais, incluindo ferro, vitamina C e E (que você não encontra em batatas normais). Além de ser uma grande fonte de carboidratos ricos em amido.

Aveia

 

Outro famoso alimento das dietas, a aveia é uma rica fonte de zinco, magnésio e vitamina B. Elementos necessários para dar energia ao corpo. Ela também te dá uma sensação de saciedade por um maior período de tempo.

Ovo

 

O controverso ovo, existem diversos boatos que de seu consumo pode causar diversos problemas à saúde, o que não passa de um mito, pois apesar de ser conter uma alta quantia de colesterol, pesquisadores agora entendem que o colesterol que comemos não tem muita influência no colesterol que circula em nosso sangue. Os ovos contém uma combinação única de proteínas, antioxidantes e vitaminas, incluindo A, D, E, ferro, ácido fólico e ômega-3.

Brócolis

 

Nem todo mundo gosta de brócolis, mas ele fornece ácido fólico, magnésio, vitaminas B e vitamina K, substâncias que são ótimas para os ossos. O brócolis também é uma grande fonte de ferro, cálcio, fibra e vitamina C.

 

Estes são os alimentos que são indispensáveis para os atletas cada atleta. E aí, o que achou?

 

Vale lembrar que mesmo que você não coma algum em particular, existe a possibilidade de substituí-los por outros. O ideal é você buscar um nutricionista para ele melhor guiá-lo na melhor dieta para você e para o esporte que quer praticar.

 

Um feliz dia do atleta para todos os atletas!

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.