Pesquisa revela as principais insatisfações do consumidor

A ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) divulgou recentemente uma pesquisa onde apresenta alguns pontos importantes sobre a satisfação do consumidore no último ano.  É sempre importante estar por dentro do que acontece para melhorar seu negócio e o levantamento traz boas notícias para profissionais do setor de supermercados. Veja alguns dados e reflexões importantes que podem auxilá-lo a manter sua empresa sempre à frente.

A pesquisa realizada analisou 92 empresas de 23 setores diferentes da economia e houve uma queda de 2 pontos percentuais em relação o ano anterior: de 56 passou para 54% o índice de satisfação do consumidor, de acordo com as diretrizes do INSC (Índice Nacional de Satisfação do Consumidor).

Quinze setores apresentaram retração na satisfação como: laboratórios, hospitais, aviação, eletroeletrônicos, convênios médicos, energia elétrica dentre outros. Outros oito cresceram no gosto dos entrevistados, sendo eles: saneamento básico, vestuário, drogarias, indústria automobilística, bens de consumo, transporte metropolitano e o setor de supermercados. Já a área de comunicação manteve estabilidade pertencual. 

Para o setor de alimentos, segundo a pesquisa, o mês que apresentou melhor desempenho foi abril do último ano, com 68,4% de satisfação e este número estaria ligado a ações mais agressivas de marketing realizadas no período. Já em setembro, esse índice retraiu a partir de comentários negativos na internet.

A pesquisa – e sobretudo os possíveis motivos que alteraram o índice de satisfação ao longo do ano –  nos ajudaa entender a importância do investimento na construção da própria marca, desde o ponto de venda até o SAC e claro, passando por estratégias eficientes para a divulgação dos produtos. Comentários positivos ou negativos são capazes de potencializar ou minar uma empresa, portanto, estar presente nas redes é mais do que um diferencial, é uma atitude importante para preservar a sua marca.

Aqui no blog da Dois Cunhados (clique), temos outras dicas para profissionais do setor. 

 

Fontes:  Portal IG  e Blog Feira APAS

 

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