Janeiro, um bom mês para novos hábitos

Começo de ano é uma época de renovações! Muitas pessoas gostam de criar promessas, missões e até mesmo aderir a novos hábitos com o objetivo de melhorar neste novo ano que começa. Se você é uma dessas pessoas, você está lendo o post certo, pois hoje nós vamos te dar algumas dicas de como começar 2020 com mudanças que só vão melhorar sua vida!

 

Alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável não deveria ser uma meta apenas para quem pratica exercícios físicos ou quem busca uma dieta para emagrecer. Ter bons hábitos alimentares é essencial para acostumar o seu corpo com comida de qualidade. Veja alguns motivos de ter uma alimentação boa: reforça o sistema imunológico, melhora a qualidade do seu sono, ajuda no sistema digestivo, dá mais energia para o corpo, aumenta a qualidade de vida, entre outros.

 

Se você quer começar o ano de 2020 com novos hábitos saudáveis, estipular uma alimentação mais balanceada e de qualidade pode ser a escolha certa para você! Quer algumas dicas pra começar? Então dá uma olhada aqui embaixo:

 

1 – Não fique sem comer! Independe do porquê de você ter iniciado a dieta, saiba que ficar sem comer ou, até mesmo, se alimentar errado não é a melhor opção. Portanto, esqueça a ideia daquele amigo que sugeriu o jejum intermitente e adapte o seu corpo para comer de 3 em 3 horas, intercalando as grandes refeições com pequenos lanches saudáveis e frutas.

 

2 – Mastigue bem: a sua digestão inicia na boca, com a trituração dos alimentos e a ação da saliva, e o objetivo principal da mastigação é facilitar o processo digestivo. Se você não mastigar bem, a tendência é que seu organismo demore a avisar que está saciado e você acaba comendo mais do que necessita. Então, reserve ao menos de 20 minutos cada refeição e mastigue bem os alimentos.

 

3 – Consuma alimentos de qualidade! Que tal apostar neste novo ano em frutas e hortaliças? Verduras, frutas e legumes são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais. Se esforce um pouco para se adaptar aos novos alimentos, e o resultado (para sua saúde física e mental) valerá muito a pena.

 

4 – Beba bastante água! Além de manter o seu corpo hidratado e a pele mais bonita, beber bastante água ajuda o organismo a transportar os nutrientes que precisamos e ainda contribui na digestão dos alimentos.

 

5 – Faça um diário alimentar! Seja uma rotina alimentar anotada em um caderno ou em uma planilha no excel, o importante é você criar o hábito de ter uma organização para a alimentação. Afinal, por que não? O diário vai te ajudar a manter o foco na dieta. Portanto, fuja dos alimentos com fontes de açúcar e foque no planejamento alimentar. Não vale se auto sabotar, ein?

 

É claro que uma mudança brusca na alimentação pode te deixar levemente baqueado. Por isso, uma dica (e uma recompensa) é o famoso Dia do Lixo, conhecido por nutricionistas como técnica de “realimentação estratégica”, onde você reserva um dia na semana para comer tudo aquilo que você quiser (mesmo que esteja fora da dieta). Assim você não deixa o ifood triste, não é mesmo? 😂

 

Corpo ativo

O corpo “malhado” e saudável é provavelmente a meta da maioria das pessoas, ainda mais em começo de ano. Ou você nunca ouviu aquele amigo dizer: “Esse ano eu vou na academia”? Ter um corpo em boa forma não é apenas um vantagem estética, mas também um benefício para saúde. Manter um corpo ativo te ajuda por vários motivos, como: elevação da autoestima, equilíbrio do corpo e mente, prevenção de inúmeras doenças, melhora no desempenho sexual, estímulo na coordenação e raciocínio, entre outros.

 

Então, para evitar subterfúgios e os vilões mais comuns que te impedem de manter o seu corpo ativo, como a famosa e impiedosa preguiça, coloque em sua cabeça: 2020 é o ano de você cuidar do seu corpo! Fique tranquilo, pois tudo na vida é questão de costume. No começo, os novos hábitos que você tomará podem parecer um fardo muito grande. Mas tudo é questão de se acostumar. Como já dizia o cantor e compositor Projota: “Foco, força e fé!” (rs).

 

Mas para não te jogar essa responsabilidade grande e sair correndo, vamos te ajudar nesse desafio! Aqui estão algumas dicas:

 

1 – Tenha um diário onde você vai registrar suas metas e até acompanhar suas evoluções. Compartilhe também sua jornada com seus amigos ou até mesmo nas redes sociais. O seu caminho para a conquista ficará muito mais tranquilo e prazeroso com o apoio das pessoas que estão ao seu redor!

 

2 – Inspire-se em alguém! Siga perfis de pessoas no Instagram que possam te motivar à prática de exercícios. Pesquise canais de receitas fitness no Youtube. Absorva bastante conteúdo relacionado àquilo que você pretende mudar em você mesmo.

 

3 – Comece devagar. No começo, as dores vão ser muito fortes, sim, e a vontade de desistir também. Mas, como já falamos ali em cima, tudo é uma questão de costume. Acredite em seu potencial e use isso em seu favor. Devagarinho e devagarinho, você chega lá!

 

4 – Exercite-se com prazer! Não torne o momento de se exercitar uma dificuldade ou um momento de sofrência. Comece encontrando um exercício que combina com você. Por exemplo: se você não gosta de musculação, busque algum esporte que possa te auxiliar no ganho condicional, como luta livre, natação ou até mesmo um treino voltado para o funcional. A diversidade no mundo dos esportes é muito grande, e com certeza existe algo que você gosta muito, mas ainda não descobriu!

 

5 – Não se sabote! Se você estabeleceu suas metas, cumpra-as. Se você se auto enganar, a única pessoa que será prejudicada nessa história será você mesmo. Uma dica legal é buscar uma companhia. Fazer exercícios com algum amigo ou familiar é vantajoso, pois um ajuda a motivar o outro.

 

A mudança é você!

Abandonar velhos e nocivos costumes e incorporar, ao dia a dia, hábitos saudáveis, só vão trazer ganho para o seu bem-estar e equilíbrio entre corpo e mente. Lembre-se: independente de quais sejam suas mudanças – praticar exercícios, melhorar a alimentação, meditar, melhorar seu sono etc -, o importante é a sua saúde e seu bem-estar! Sinta-se bem com novos hábitos acima de tudo, e esse ano será seu! 💚

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.