Como a música ambiente pode afetar o comportamento do consumidor

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Pesquisas recentes demonstram o poder da música ambiente em diferentes tipos de lojas e seus efeitos nas estratégias de vendas

Você já deve ter passado por essa situação: você entra numa loja, por exemplo, um supermercado. Lá pelas tantas, começa a tocar nos alto-falantes espalhados pela loja uma música que você gosta bastante. Em pouco tempo, você está cantarolando ou assobiando ela, enquanto analisa com calma e seleciona os produtos que vai levar pra casa. A música, aqui, foi essencial para o seu comportamento dentro da loja – é o que demonstra uma pesquisa recente feita pela Heartbeats International na Suécia, realizada em diversos pontos de venda, inclusive em supermercados.

Quando a música agrada, o cliente fica mais tempo

A pesquisa da Heartbeats mostrou que, quando as pessoas gostam das músicas tocadas no ambiente, 31% deles voltam a comprar nos pontos de venda posteriormente, 14% admitem que a música influenciou na quantidade de itens comprados e 21% recomendam a loja para amigos e parentes. Em relação à permanência, cerca de 50% dos consumidores continuaram fazendo compras por mais tempo por conta da música.

Quando a música agrada, o funcionário fica mais feliz

Outro dado constatado pela pesquisa foi a de que os trabalhadores exercem suas funções com maior eficiência quando a música ambiente é agradável – além de melhorar o bem estar entre os próprios colaboradores.

Mas quando a música não agrada…

Às vezes, a música é colocada num volume muito alto ou o próprio gênero dela não condiz com a preferência dos clientes. Nesses casos, a pesquisa da Heartbeats constatou que 44% dos clientes deixam o supermercado por esse motivo, e 38% afirmam que não voltariam depois de ter uma experiência musical ruim.

Gêneros musicais e suas influencias

De acordo com o professor de Psicologia da Música da Universidade Curtin Adrian North, diferentes gêneros musicais incentivam diferentes comportamentos: músicas clássicas costumam aumentar a venda de produtos mais caros, enquanto músicas sertanejas estimulam a aquisição de itens úteis para o consumidor.

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