O trabalho dos citricultores

No dia 08 de junho é celebrado no Brasil o Dia da Citricultura. Nós da Dois Cunhados resolvemos contar um pouco mais sobre o trabalho dos citricultores.

 

O que é citricultura?

Vamos começar primeiro entendendo o que é a citricultura e qual sua importância aqui no Brasil.

A citricultura é a área da plantação de frutas cítricas, como: limão, laranja, lima e tangerina por exemplo, e é uma das principais atividades agrícolas do mundo. No Brasil, os principais estados produtores de frutas cítricas são Rio Grande do Sul, Paraná, Sergipe, Minas Gerais, São Paulo e Bahia.

As plantas cítricas, por serem perenes, apresentam ciclo de desenvolvimento que varia de seis a dezesseis meses, dependendo da espécie, da variedade e da variação sazonal das condições térmicas e hídricas do local. Dentro desse período, a planta passa por diversas fases, como mostra o esquema a seguir, sendo as mais enfatizadas pela literatura as que vão do florescimento à maturação dos frutos; porém, sendo igualmente importantes as fases de indução floral e repouso vegetativo, esta última ocorrendo apenas nos locais onde períodos de estresse térmico ou hídrico são bem definidos.

Vale lembrar que desde quando as exportações da fruta começaram no país, a citricultura contribui de forma definitiva para o desenvolvimento do Brasil.

 

O trabalho dos citricultores

A citricultura fechou o ano de 2017 como uma das principais atividades geradoras de emprego do estado de São Paulo. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, a atividade encerrou o ano com um total de 51.477 admissões. O número representa um crescimento de 23,2% em relação ao ano de 2016, quando o setor gerou um total de 41.757 contratações.

Em solos deficientes, as raízes das laranjeiras têm dificuldade em absorver um ou vários nutrientes, em quantidades e proporções adequadas, para o satisfatório crescimento e frutificação, sendo conveniente ao citricultor corrigir as deficiências através de adubações. Entretanto, antes de fazer adubações, o citricultor deve ter certeza de que, efetivamente, as laranjeiras estão encontrando dificuldades em absorver determinados nutrientes.

Além disso, também é conveniente verificar quais são os motivos das deficiências, porque às vezes certos nutrientes podem estar presentes em quantidades suficientes no solo, porém sua disponibilidade para as raízes pode estar limitada pelo pH inadequado. As plantas bem nutridas são mais resistentes ao ataque de doenças e pragas, sendo que cada nutriente afeta características importantes no comportamento das plantas, principalmente na produtividade e qualidade físico-química dos frutos.

Os frutos, ainda, são ricos em vitamina C e fundamentais para fortalecer os ossos e cartilagens e o sistema imunológico. E é graças aos citricultores que a Dois Cunhados pode proporcionar o melhor desses produtos!

 

 

 


Fonte: Ebah, Canal Rural e Fragmaq

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.