Parreira de uva dá flor, mas não dá frutos. Como resolver? #SegredosDaRoça

parreira-uva-sem-frutos

Recentemente, fizemos uma matéria no nosso blog sobre abacateiros que não dão frutos. A explicação completa deste problema você confere clicando aqui. Hoje, vamos explicar um pouco sobre outro problema que acontece, mas agora com plantações de uvas: parreira que floresce normalmente, mas não desenvolve frutos.

Porta-enxertos

Essa falta de frutos na parreira pode acontecer por se tratar de um tipo específico de parreira: a porta-enxerto. A porta-enxerto é utilizada para preparação do plantio de uva, com a finalidade de proteção e vigor para as parreiras que darão os frutos. A técnica funciona da seguinte forma:
Planta-se os porta-enxertos em toda a área que pretende realizar o cultivo de uva.
Após cerca de um ano, planta-se a parreira que dá frutos em cima da área onde os porta-enxertos foram plantados.

Para que servem os porta-enxertos?

O porta-enxertos são, também conhecidos como “cavalos” ou “uvas bravas”, são espécies híbridas de parreiras que apresentam maior resistência à pragas e situações adversas do solo, e transmitem essas características às outras parreiras que serão plantadas posteriormente.

Como saber qual se minha parreira é porta-enxerto?

Geralmente, essa informação deve ser passada por quem vender a muda da parreira para você. As espécies possuem folhagens muito parecidas com outras parreiras, porém a principal característica dos porta-enxertos é a ausência de frutos durante o cultivo. Se você plantou as parreiras e não está vendo o desenvolvimento dos frutos, é possível que ela seja do tipo porta-enxerto – mas, em todo caso, procure ajuda de um especialista agrônomo ou botânico para a correta identificação da planta.

Fique atento às combinações de porta-enxerto

Existem algumas combinações ideais entre espécies de porta-enxerto e parreiras de frutos, que variam de acordo com cada região. Veja alguns exemplos abaixo:

Variedade de uva Porta-enxerto recomendado
Crimson Seedles Iac 313 ‘Tropical’; ’SO 4’, ou Harmony
Sugraone/Festival IAC 313/ SO4/ Harmony
Thompson Seedles IAC 313/ SO4/ Harmony
Benitaka Melhorada IAC 313 ‘Tropical’, IAC 766 ‘Campinas; IAC 572 ‘Jales’
Benitaka IAC 313 ‘Tropical’, IAC 766 ‘Campinas; IAC 572 ‘Jales’
Rubi IAC 313′, ‘IAC 766’
Niágara Rosada IAC 313′, ‘IAC 766’ e ‘Traviú’
Niágara Branca 101-14 mgt
Red Globe IAC 313 ‘Tropical’, Harmony, SO4, Mgt 101-14, Paulsen

 
Para maiores informações, você pode consultar o material desenvolvido pelo Instituto Agronômico de Campinas, disponibilizado em PDF, clicando aqui.

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.