Público infantil com cada vez mais poder de decisão de compra

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Com o aumento da influência do público infantil na decisão de compra, supermercados criam maneiras de atrair a atenção da garotada sem comprometer a saúde das crianças.

Não é de hoje que se sabe da influência que o público infantil exerce sobre os pais nas decisões de comprar alguns tipos de produto. No entanto, com a ascensão do acesso que a garotada tem à tecnologia (smartphones, tablets, notebooks etc.), a influência não é mais o esperneio de querer alguma do mercado: virou argumentação. E os supermercados, atentos à essa nova dinâmica familiar, já começam a bolar estratégias para atrair a atenção desse público mais jovem.

Qual é o tamanho da influência exercida pelo público infantil na hora da compra?
Em pesquisa recente realizada pela plataforma Insights do Facebook, quantificou-se o poder de influência sobre as decisões de comprar ou não determinados produtos ou serviços. De acordo com a pesquisa, 86% dos pais da Geração Y (entre 25 e 34 anos) afirmaram que os filhos contribuem para as tomadas de decisão sobre o que compram em supermercados. Quando o assunto é sobre restaurantes, o poder de influência dos filhos é de 71%.

Quanto maior a idade, maior o poder de decisão
Enquanto a influência de decisão é alta, o poder de decisão ainda permanece, em grande maioria, com os pais. Para a mesma Geração Y, o poder de decisão dos filhos em supermercados é de 7%, enquanto em restaurantes, o número sobe para 32%. Isso varia de acordo com a idade dos filhos: crianças com idade para estar no ensino fundamental somam 11% de poder de decisão de compras em supermercados, enquanto adolescentes somam 10%.

Como isso se reflete na estratégia dos supermercados?
Para atrair esse público que tem cada vez mais influência e poder de decisão dentro da família, os supermercados investem em ações e produtos específicos para o público infantil, que vão desde a criação de playgrounds (para os mais novos) e área de jogos (para os adolescentes) até produtos com apelo específico para a criançada. Por exemplo, a Dois Cunhados, distribuidora de frutas com sede em Osasco/SP, possui uma linha de produtos licenciados com personagens da Liga da Justiça™, Scooby-doo™ e Looney Tunes™, que juntam o apelo visual para as crianças quanto a necessidade nutritiva que elas precisam – e que os pais buscam.

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