Quais frutas seu animal pode comer?

Sabemos que nossas amigas frutas, além de trazerem cores para nossa alimentação, oferecem muitos benefícios para a nossa saúde. Não só para a saúde dos humanos, mas como também a dos animais. Owwwn!
 
Mas devemos nos alertar! Por mais que elas possuam suas vantagens, nem todas as frutas são recomendadas para o seu pet.
 
dois cunnhados animais frutas
 
Quais frutas os animais podem consumir?
 
Para criarmos esta classificação, é bom ter em mente que os gatos e os cachorros, por exemplo, possuem um sistema digestório um pouco diferente do nosso. Portanto, frutas em excesso podem atrapalhar o metabolismo do animal.
 
Agora que você está ligado nesta dica, vamos às frutas:
 
● Melão e melancia: apenas sem casca e sementes ricas. Ambas são ricas em vitaminas, fibras e cálcio e podem ser oferecidas para seu pet.
 
● Maçã: o núcleo e as sementes da maçã não devem ser oferecidos para o seu animalzinho, principalmente se ele for um gato. A substância presente nesta parte é tóxica para eles. Tirando essa fração, o resto está liberado! A maçã é antioxidante, regula a glicemia, melhora a imunidade e previne vermes.
 
● Pêssego, ameixa e caqui: Essas frutas possuem uma substância nomeada “ácido cianídrico”, o mesmo elemento presente nas sementes da maçã. Portanto, devem ser retiradas antes das frutas serem oferecidas para o seu amiguinho de 4 patas! Além disso, sementes e caroços podem causar uma obstrução ou inflamação intestinal, então… mantenha as sementes longe do seu pet, ok?
 
● Manga e mamão: as duas frutas enriquecem o sistema imunológico e reduz o risco de doenças degenerativas.
 
● Goiaba: a goiaba também é uma fruta rica em vitamina C e possui inúmeros minerais e fibras que farão bem ao seu animal!
 
● Caju: rico em vitamina C, cálcio, selênio, fósforo, ferro, e muito mais.
 
● Banana: esta fruta é rica em fibras, potássio, vitaminas A, complexo B, C e E.
 
● Pera: peras são uma ótima fonte de potássio, vitaminas A, B1, B2 e C e sais minerais. Ela protege o intestino de doenças inflamatórias e aumentam a imunidade.
 
dois cunhados animais frutas
 
Atenção: Frutas que os bichinhos não podem comer!
 
● Abacate: a polpa da fruta possui muita gordura e sua casca é extremamente tóxica, principalmente para os amiguinhos felinos.
 
● Frutas cítricas (laranja, tangerina, abacaxi, kiwi e morango): frutas cítricas são ácidas! Elas causam queimação, azia e podem gerar graves irritações no trato gastrointestinal. Raças caninas de pequeno porte, por exemplo, possuem um intestino mais sensível, e ao ingerir uma fruta cítrica, isso pode trazer sérias consequências, como: diarreia, vômitos constantes, falta de apetite, distimia e inflamação no intestino.
 
● Uva: são frutas abundantemente tóxicas. Não devem ser oferecidas para o seu bichinho de estimação em hipótese alguma!
 
● Abacaxi: Tendo o mesmo problema que as frutas cítricas, a acidez do abacaxi pode causar desconfortos gastrointestinais no animal.
 
● Carambola: A carambola não é indicada para a alimentação do pet porque uma de suas toxinas não é filtrada pelos rins, causando possivelmente uma insuficiência renal.
 
Lembre-se: não é porque o seu animal está fazendo aquela carinha de coitadinho para te conquistar e ganhar a fruta, que você deve dar. Pode parecer atrativo e apetitoso para ele, mas as reações do corpo podem ser negativas, portanto… é melhor evitar!
 
Se você deseja incluir frutas na dieta do seu pet, consulte um médico veterinário – de preferência um especialista em nutrição – e crie uma dieta saudável, balanceada e longe de riscos para o seu amiguinho! 😊🐶🐱

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.