Qual a maneira certa de me alimentar?

Sempre ouve as pessoas falando sobre comer adequadamente e melhor, mas como é que se faz isso adequadamente? Siga os conselhos abaixo se quiser se alimentar corretamente e aumentar sua qualidade de vida!

 

1 – Tenha uma alimentação balanceada

Crie um equilíbrio saudável de carboidratos, proteínas, frutas, vegetais e laticínios ricos em nutrientes. Tal atitude ajudará a garantir que seu corpo obtenha vitaminas e minerais necessários para permanecer nutrido, forte e saudável. Sua dieta pode ser constituída de 30% de vegetais, 20% de frutas, 20% de carboidratos (como trigo, arroz e milho), 20% de proteínas (encontradas na carne, em feijões e legumes) e 10% de laticínios

 

2 – Não pule refeições

É necessário tomar o café da manhã, pois ele dá o impulso inicial ao metabolismo (desacelerado fortemente durante o sono). Você também precisará comer em intervalos regulares para ajudar a garantir que seu corpo tenha o combustível necessário para passar o dia.

 

 

3 – Não gaste calorias com bebidas

É uma boa ideia beber apenas água ou outras bebidas sem calorias, como chá ou café preto, sempre que possível. Bebidas e sucos açucarados podem ter centenas de calorias e não fazem você se sentir nem um pouco mais saciado. Essencialmente, ingerir essas bebidas não faz nada além de acabar com sua sede e adicionar calorias na sua contagem final do dia.

Os sucos feitos diretamente a partir de frutas não são um problema.
Caso queira diminuir a quantidade de açúcar dos sucos naturais, coloque pelo menos 30% de água no suco. Você pode aumentar essa quantidade com o passar do tempo, conforme se acostuma com o sabor.

 

4 – Coma menos gorduras não-saudáveis e calorias vazias

Reduza de maneira geral a quantidade de gorduras trans e saturadas da sua alimentação. Elas podem ser encontradas em alimentos como batatas chips, margarina e muitas comidas enlatadas ou congeladas. Você também deve cortar os alimentos com calorias vazias, ou aqueles que não dão uma quantidade generosa de nutrientes (como o pão comum, as batatinhas e os doces). Ambos podem fazer com que ganhe peso, ou minimizar a quantidade de alimentos saudáveis consumidos.

 

5 – Consuma mais alimentos ricos em nutrientes

Tente se concentrar em ingerir alimentos que forneçam nutrientes vitais para o seu corpo. Ou seja, alimentos ricos em vitaminas e minerais. Você pode tentar as frutas cítricas, os vegetais verdes escuros, como couve-folha ou espinafre, grãos, como arroz integral e quinoa, proteínas magras, como lentilhas e frango, e laticínios ricos em cálcio, como o queijo cottage de baixa caloria.

 

 

6 – Coma porções com tamanhos melhores

Lembre-se de que seu estômago é mais ou menos do tamanho do seu punho. Não espere ser capaz de colocar 10 vezes mais essa quantidade de comida dentro dele sem ter consequências negativas. Algo que muitas pessoas não percebem é que o estômago se alarga quando há o costume de exagerar na comida. O órgão preservará seu tamanho normal se você o tratar bem com quantidades adequadas de comida. Com um estômago menor, você não precisará comer tanto para se sentir cheio.

A contagem de calorias pode facilitar o controle das porções. Um adulto comum precisa de 2000 calorias por dia.
Não se preocupe com o número de calorias que está ingerindo em uma determinada refeição. As calorias só importam durante o curso do dia. Você pode dividi-las em muitas refeições menores, duas maiores, ou qualquer coisa entre essas duas opções. Você quem decide. De qualquer modo, invista naquilo que for melhor para seu metabolismo.

 

7 – Fique de olho na ingestão calórica

As calorias são o combustível do corpo. Se comer demais, seu corpo vai armazenar um pouco das calorias extras (para os dias ruins) e é isso que nos faz ganhar peso demais. Tente contar suas calorias diárias para garantir que você não esteja excedendo o limite necessário para manter seu peso. Se estiver comendo demais, ou quiser perder peso, tente diminuir sua ingestão calórica razoavelmente e una a isso uma rotina de exercícios.

 

8 – Beba bastante água todos os dias

Isso é muito importante. Você pode achar que está com fome, quando, na verdade, só está com sede. O consumo de água também deixa seu fígado e rins muito felizes. Tente adicionar uma rodela de limão, lima ou laranja em sua água para melhorar o gosto dela; fatias de pepino causam um efeito muito bom, também!

Por dia, recomenda-se a ingestão de oito copos de 240 ml para a maioria dos adultos, embora algumas pessoas precisem de mais, e outras de menos.

 

 

9 – Coma doces apenas em oportunidades especiais

Você sabe que comerá doces em algum momento: o bolo de aniversário do vizinho, a sobremesa do Natal, na casa da sua avó, o chocolate que seu namorado deu ou os biscoitos que seu filho fez para você. E, claro, todo mundo quer se mimar e ostentar de vez em quando. O segredo é se permitir comer doces apenas durante essas ocasiões especiais. Comer doces regularmente e se empanturrar deles nessas ocasiões especiais é um erro fatal.

 

10 – Não coma demais quando sair

Faz muito sentido querer comer aquela refeição deliciosa em um restaurante, especialmente se você não é tão bom de cozinha. Mas entenda que as refeições em restaurantes são geralmente muito grandes. Você não deve comer tanto de uma vez só! Em vez disso, coma apenas metade do prato e guarde a outra metade para o almoço do dia seguinte. Você também pode pedir um aperitivo em vez de uma refeição completa se achar que tais porções seriam melhores.

 


Fonte: WikiHow

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.