Saiba como fazer a rastreabilidade de produtos

Aplicação da Instrução Normativa Nº 02, que estabelece a obrigatoriedade do rastreamento de produtos, é mais simples do que se imagina. Saiba como fazer a rastreabilidade em nosso blog:
 
 

Publicada pelo Ministério da Agricultura no dia 7 de fevereiro de 2018, a Instrução Normativa Nº 02 (IN 02) é o documento que estabelece as regras para a rastreabilidade dos produtos que saem da roça e vão até a mesa dos consumidores.

Apesar do nome complicado, a IN 02 estabelece que os produtos sejam etiquetados com dados de origem do produto (razão social, CNPJ e endereço do produtor), tipo do produto (nome e variedade), número do lote, número da NFe de entrada, data de expedição e empresa que distribuirá o produto.

 

Veja um exemplo de etiqueta:


 

Em vermelho estão as informações obrigatórias que contemplam a norma e que devem vir do produtor.

Em azul, informações complementares. São informações importantes, mas não essenciais, que são utilizadas pela Dois Cunhados para o rastreio.

O QR code é opcional – o produtor que já possuir o seu próprio QRCODE pode inserir sem problemas.

 

O produtor não precisa de um sistema

Uma das dúvidas que surge bastante para os produtores é se a IN 02 exige que se use algum tipo de sistema para a rastreabilidade. A resposta é que não, não é necessário um sistema. A etiqueta que mencionamos acima pode ser gerada pelo produtor da maneira que lhe for mais conveniente. Caso tenha dificuldades, baixe o nosso modelo de etiqueta (em formato de Excel) clicando aqui.

Um ponto importante é que o produtor deve manter um registro em seu caderno de campo, com informações dos insumos agrícolas utilizados no processo de produção e de tratamento fitossanitário dos produtos vegetais frescos; informando nome do produto, data da utilização, área/local de aplicação, recomendação técnica ou receituário agronômico. O produtor deve manter a documentação arquivada para fins de fiscalização por 18 meses.

 

Como a Dois Cunhados realiza a rastreabilidade

A Dois Cunhados já está atuando com produtos rastreáveis para clientes, fornecedores e parceiros. Estamos implementando, também, a rastreabilidade através de nosso sistema ERP interno, onde iremos vincular as informações de NFe, lote e informações do produtor para acesso de nossos clientes em nosso site. A informação poderá ser acessada através de um QR Code no recibo do pedido e na nota fiscal.

 

A importância da rastreabilidade

A rastreabilidade foi definida para que se possa garantir a qualidade dos produtos de uma ponta a outra da cadeia de distribuição de alimentos. Através das informações nas etiquetas, qualquer pessoa pode conferir a origem dos alimentos, ajudando a evitar problemas ou resolvê-los caso ocorram.

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.