Tudo sobre a Ceia de Natal

tudo-sobre-ceia-de-natal

Quando e por que surgiu a Ceia de Natal? Quais são os alimentos típicos dessa noite tão especial? Qual a origem do consumo de peru nessa época? Para responder a todas essas perguntas e mais algumas, confira nosso guia completo sobre a Ceia de Natal:

A origem da Ceia de Natal

ceia-de-natal-origem-ilustra

Tudo começou na Europa, a partir de um costume antigo dos cidadãos do velho continente: as pessoas deixavam suas casas abertas para receber viajantes durante o dia de Natal, recebendo-os e celebrando a data com os convidados. Na ocasião, uma variedade de pratos eram preparados para receber bem as pessoas que já estavam há dias viajando. O costume espalhou-se pelo mundo – e é por isso que, hoje em dia, temos a vontade de unir o máximo de pessoas possível em nossas ceias.

Que horas começa a Ceia?

Tradicionalmente, a Ceia de Natal tem início à meia-noite do dia 25/12, ou na madrugada do dia 24 para o dia 25. Mas ninguém vai ficar bravo com você se quiser começar antes – é capaz que seus convidados fiquem até mais felizes!

Como o peru foi parar na Ceia

Conforme a tradição europeia de receber viajantes durante o Natal espalhou-se pelo mundo, cada país adicionou elementos de sua cultura no costume. A incorporação do peru na Ceia de Natal se deu em 1621, nos Estados Unidos, quando a ave foi servida no Dia de Ação de Graças. No século 16, espanhóis levaram a ave para a Europa, onde ela se tornou um alimento típico para grandes momentos.

Alimentos típicos de Natal

nozes-castanhas-passas-ceia-de-natal

Uva passa

O motivo pelo qual a uva passa está presente em grande parte das receitas de Natal tem origem na Roma Antiga, quando as frutas secas eram consideradas símbolos de promessas como o fim da fome, da pobreza e o excesso de consumo de álcool – significando a esperança desejada nessa época.

Castanhas, avelãs e nozes

A presença das castanhas, avelãs e nozes no Natal tem origem nos países nórdicos, que colhiam esses frutos no final do outono. Além disso, há histórias como “O Quebra-Nozes”, que ajudaram a popularizar o consumo desses alimentos no final do ano.

Panetone

Não há origem certa sobre o panetone, mas há uma lenda que diz que a receita foi inventada por volta de 900 d.C., por um padeiro da cidade italiana de Milão, chamado Tone. Sua invenção teria recebido o nome “Pane di Tone”, que evoluiu para o Panetone que conhecemos hoje em dia.

Rabanada

A rabanada tem origem portuguesa, muito consumida no país durante o dia 24/12. A sobremesa se tornou típica no Natal devido ao seu visual: o polvilhado de açúcar nas sobras de pão lembram a neve do inverno europeu.

 

Com todas essas informações e o e-book de receitas da Dois Cunhados, sua Ceia de Natal vai ficar ainda mais deliciosa!

Deseja acompanhar nossas publicações?
Deixe seu nome e email.